A cardiologia é a área da saúde que estuda o coração e outros componentes do sistema circulatório diagnosticando e tratando suas patologias, assim como em toda área da saúde, existem muitas informações a respeito dela que circulam por aí e que muitas vezes não são verdade. O médico cardiologista Rafael Oliveira da Paixão (CRM PE 17032 / RQE 1784) elencou uma lista com as principais dúvidas sobre cardiologia e esclareceu se elas são mitos ou verdades.

Confira a lista abaixo:

 

1 – Há diferentes tipos de arritmia?

VERDADE!

Existem arritmias benignas e malignas. As benignas, geralmente, provocam sintomas desagradáveis como palpitações, mas não colocam o paciente sob risco de vida. Já as malignas podem levar o paciente à morte súbita rapidamente. Ambas podem ocorrer também na total ausência de sintomas.

 

2 – A morte súbita só ocorre se fizer muito esforço físico?

MITO!

A doença acomete indivíduos independentemente da faixa etária ou sexo. A maior porcentagem de ocorrência está no grupo de pessoas que possuem doenças cardíacas, entre os que já sofreram parada cardíaca e naqueles que têm histórico familiar, como pais, avós, tios, irmãos, etc. O exercício físico realizado corretamente e na quantidade adequada, é uma ótima forma de prevenir muitos problemas cardíacos.

 

3 – Hipertensão é doença apenas de obesos e sedentários

MITO!

Embora seja de origem multifatorial, a hipertensão pode ocorrer em pessoas sem sobrepeso e que praticam atividade física.

 

4 – Dor no peito é o único sinal de infarto?

MITO!

É o principal, mas não o único. Outros sintomas podem ser equivalentes, como dor semelhante à azia, falta de ar, dor na mandíbula ou nas costas, além de sudorese e náuseas.

 

5 – A menopausa pode levar as mulheres a um maior risco de problemas cardíacos?

VERDADE!

A menopausa é considerada fator de risco emergente, ou seja, que se soma aos outros riscos cardiovasculares. A menopausa reduz os níveis de estrógeno. O estrógeno baixo reduz a proteção cardiovascular das mulheres.

 

6 – Coração partido existe? 

VERDADE!

Além do elemento figurado, existe a doença do coração partido. Também conhecida como doença de Takotsubo, se caracteriza por alteração da contratilidade cardíaca. É causada por stress mental e com apresentação muito semelhante à do infarto. As mulheres de meia-idade são as principais acometidas.

 

7 – Ataque cardíaco é a mesma coisa que infarto?

SIM.

O infarto do miocárdio é uma grande causa de mortalidade, principalmente entre hipertensos, diabéticos, fumantes e obesos. É uma emergência médica e o paciente precisa se dirigir imediatamente ao pronto socorro.

 

8 – Coração não tem relação com emoções

MITO.

Um estudo mostrou que guardar mágoas eleva o risco de infarto do miocárdio. Segundo a pesquisa, o perdão e a fé ajudam na saúde cardiovascular. As mágoas são geradoras de estresse, que provocam reações fisiológicas de defesa no organismo, com liberação de adrenalina e noradrenalina.

 

9 – O café faz mal ao coração

DEPENDE.

A cafeína deve ser consumida com muita cautela. Apesar de ter polifenol, uma substância antioxidante, que reduz risco de doenças cardíacas, o consumo excessivo pode provocar efeitos adversos ao organismo. Pacientes com alterações cardíacas podem apresentar aumento no nível de colesterol circulante, insônia e, se combinado com açúcar, o cafezinho se torna vilão do diabetes. No entanto, a ingestão de três xícaras de 40 ml por dia, no caso de café expresso, e três de 110 a 150 ml de café filtrado, quando não há restrição médica, não é prejudicial e pode até ser benéfica, reduzindo os níveis elevados de pressão arterial e, também, a mortalidade cardiovascular.

 

10 – Chocolate é um aliado do coração

DEPENDE.

A ingestão do alimento se relaciona à produção de serotonina e feniletilamina, neurotransmissores ligados ao ânimo e à disposição. Mas o consumo exagerado é prejudicial, já que o chocolate é altamente calórico e tem muita concentração de açúcar. Algumas marcas ainda agregam a gordura trans, perigosa para a saúde. Cada 100 gramas podem conter de 350 a 500 calorias. O chocolate amargo tem efeitos benéficos ao coração: alguns estudos mostram que ele reduz a pressão arterial, além de proteger o órgão do envelhecimento causado por radicais livres.

 

 

 

9 Comments

  1. child porn watch 07/03/2024 at 10:32 - Reply
  2. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

  3. 創建個人帳戶 15/03/2024 at 10:43 - Reply

    I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  4. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  5. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

  6. Registrarse 07/04/2024 at 18:00 - Reply

    Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

  7. binance hesap olusturma 16/04/2024 at 11:47 - Reply

    Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

  8. binance推薦碼 27/04/2024 at 04:37 - Reply

    Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Leave A Comment