Para manter o bom funcionamento de um corpo adulto, o coração precisa bater de 60 a 100 vezes por minuto, por esse grande esforço, ele tende a ser associado a uma grande máquina, o que por vezes acaba fazendo as pessoas deixarem os cuidados com ele de lado. Mas como tudo no nosso corpo, ele dá sinal de quando as coisas não vão bem, por isso é necessário ficar atento a alguns sintomas que podem indicar que seu coração precisa de cuidados especiais.

Entre os diversos sintomas, três deles são bem comuns e merecem uma atenção especial. São eles:

Falta de ar: existem muitos tipos de falta de ar, mas a que está relacionada a problemas do coração é a falta de ar que acontece do nada. Ela surge em situações corriqueiras, que antes não acontecia, como subir um lance de escada, tomar banho, pentear o cabelo, etc. Um grande indício de que a falta de ar tem relação com o coração é quando ela piora ao deitar.

Dor no peito: mas não é qualquer dor no peito. A que merece atenção ocorre no meio do tórax e surge após esforço físico e estresse emocional. Esse sintoma pode ser um grande sinal de doença coronariana.

Palpitação/taquicardia: também conhecido por coração acelerado, é um alerta quando vem associado a dor no peito, falta de ar, tontura, desmaio e dura mais de 10 minutos. Pode ser um forte indício de arritmia e merece uma atenção especial.

A recomendação do médico cardiologista Rafael Paixão, CRMPE 17032/RQE 1784, é que ao sentir um desses sintomas procure-se um médico cardiologista para fazer uma avaliação e identificar suas causas e assim iniciar um tratamento adequado se necessário.

Caso os sintomas persistam e se intensifiquem, ocasionando em um desconforto maior, deve-se procurar imediatamente um atendimento médico de urgência.

One Comment

1. Referal Binance 28/03/2024 at 18:33 - Reply

I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.